IMPULSO JOVEM

 

O programa Impulso Jovem apresenta um conjunto de medidas de incentivo à criação de emprego jovem, um dos principais desafios com que Portugal se confronta atualmente.

 

 

A resposta a este desafio apresentada por este programa assenta em três eixos:

 

> Estágios Profissionais (+)

O Programa Impulso Jovem destina-se a criar emprego qualificado junto de entidades empregadoras em variados setores da economia como: Industrialização, Inovação, Internacionalização, Economia Social, Associações Juvenis/Desportivas, Agricultura e Administração Pública.

 

> Apoio à Contratação e ao Empreendedorismo (+)

O Programa Impulso Jovem promove apoio à contratação de jovens bem como apoios ao empreendedorismo através de múltiplas ferramentas:
- Reembolso das contribuições para a Segurança Social, em caso de criação de contratos de trabalho;
- Apoios técnicos na área do empreendedorismo;
- Dinamização de ideias de negócio;
- Apoio à obtenção de financiamento, microcrédito e capital de risco;
- Financiamento à criação de cooperativas por jovens.

 

> Apoios ao Investimento (+)

O Programa Impulso Jovem tem instrumentos de apoio ao desenvolvimento económico, numa lógica de proximidade com as empresas, apoiando o investimento bem como o seu financiamento no sentido da sua expansão e criação de emprego jovem.

 

 

 

(+) Ver Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013 que vem dar novas orientações para 2014 e 2015. O PROGRAMA IMPULSO JOVEM  vigorava até final do ano 2013.

foi aprovado o Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem.

o objetivo passa por dar mais de 300 mil respostas concretas às necessidades dos jovens para os anos de 2014 e 2015.

A GARANTIA JOVEM pretende centrar-se não só nos jovens desempregados registados no IEFP, mas em todos os jovens entre os 15 e os 30 anos que não estejam a trabalhar, nem a frequentar o ensino ou programas de formação.

OBJETIVOS: investir no empreendedorismo | criação de empresas e do próprio emprego | investir na criatividade | incentivos de regresso à escola (combater o abandono escolar e aumentar as qualificações)

 

 


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot