Outras Notícias

PROJETO BIOATLAS - PLATAFORMA DIGITAL MERCADO BIOMASSA

O projecto BIOATLAS, que conta com o apoio institucional do Município de Torres Vedras, tem como objectivo desenvolver uma plataforma digital dedicada ao mercado da biomassa em Portugal.

 

Pretende-se criar um sistema de informação geográfica digital, user friendly, que ilustre o potencial de mercado dos produtos bioenergéticos made in Portugal, este projeto, aprovado no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Colectivas (QREN), permitirá aliar de forma inovadora, a investigação científica realizada nas universidades Portuguesas, os dados e sistemas de informação geográficas nacionais e a indústria Portuguesa de Bioenergia. O projecto BIOATLAS disponibilizará informação georreferenciada sobre a disponibilidade biomássica florestal e agrícola, centrais de processamento que integram as cadeias de produção dos vários produtos bioenergéticos nacionais assim como as estimativas dos volumes de produção potencial e respectivos custos operacionais. Serão ainda integrados algoritmos de estimativa de energia e emissões associadas às mesmas cadeias de produção.

 

A ferramenta terá como principal público-alvo as PMEs nacionais, que serão convidadas a participar no seu processo de desenvolvimento. Esta estratégia participativa permitirá, por um lado, garantir a pertinência, relevância e viabilidade da sua utilização, e por outro lado, promover uma dinâmica de cooperação entre a comunidade científica e as empresas e entre o próprio tecido empresarial entre si.

 

O BIOATLAS detém, por isso, as características necessárias para se tornar num instrumento coletivo ao serviço da competitividade das empresas nacionais, quer ao nível interno, quer ao nível externo, através da criação de condições para uma melhor penetração das PME nos mercados estrangeiros e internacionais.

 

Para além da INTELI, o Projecto BIOATLAS conta com a participação da Universidade de Aveiro, a Agência Regional de Energia e Ambiente -AREANATEJO e o Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia – ENERGYIN.

 

Para mais informações e manifestação de interesse em participar no processo de desenvolvimento: info@bioatlas.pt

 

 

 

Publicado em 20/05/14


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot