Outras Notícias

MICROFINANCIAMENTO «PROGRESS»

Instrumento Europeu de Microfinanciamento «Progress», lançado em 2010, aumenta a disponibilidade de microcrédito, ou seja, de empréstimos de montante inferior a 25 000 euros para criação ou desenvolvimento de pequenas empresas.

 

O instrumento de microfinanciamento «Progress» não concede financiamento directamente aos empresários, mas permite que instituições de microcrédito  seleccionadas na UE possam dar mais empréstimos:

 

- concedendo garantias, partilhando assim os riscos de perdas dessas instituições;

- disponibilizando fundos para aumentar a oferta de microcrédito.

 

As instituições de microcrédito podem ser bancos públicos ou privados, instituições não-bancárias ou instituições sem fins lucrativos.

 

As condições associadas aos microempréstimos concedidos aos empresários (montantes, duração, taxas de juro, encargos, etc.) dependem da instituição de microcrédito em causa.

 

Os fundos do instrumento de microfinanciamento «Progress» não podem ser utilizados para cobrir linhas de crédito sob a forma, por exemplo, de possibilidades de saldo a descoberto ou de facilidades de crédito a curto prazo renováveis.

 

Posso obter um microempréstimo ao abrigo do instrumento de microfinanciamento «Progress»?

Sim, desde que:

- queira criar o seu próprio emprego ou criar ou desenvolver uma microempresa (menos de 10 trabalhadores), em particular uma empresa no sector social;

- esteja desempregado;

- tenha estado afastado do mercado de trabalho;

- tenha dificuldade em aceder ao crédito normal (por ser mulher, ser demasiado jovem ou demasiado idoso, fazer parte de um grupo minoritário, ter uma deficiência, etc.).

 

Como posso candidatar-me?

As instituições de microcrédito em Portugal no âmbito do «Progress» são: Millenium bcp SA e o Banco Espírito Santo. Essas poderão informá-lo sobre os requisitos e procedimentos específicos aplicáveis.

 

O instrumento de microfinanciamento «Progress» é apoiado pela Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento e gerido pelo Fundo Europeu de Investimento.

 

 

Consulte (+) informação:

http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=836&langId=pt

 

 

Publicado em 30/06/14


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot