Outras Notícias

LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA AS LINHAS DE TORRES

Acção de sensibilização para o novo programa ERASMUS+ com Três workshops a decorrer em Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço

 

Nos próximos dias 15, 22 e 29 de Novembro em Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e o Centro de Informação Europe Direct Oeste (EDIC Oeste) organizam três workshops dedicados ao PROGRAMA ERASMUS+, sob o tema Linhas de financiamento para as Linhas de Torres.

 

Inscrições gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade das salas: http://www.europedirect-oeste.pt/inscricao



Erasmus+: O que é?

É um programa da União Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e Desporto para o período entre 01de Janeiro de 2014 e 31 de Dezembro de 2020.

 

RHLT: O que é?

A Rota Histórica das Linhas de Torres é uma Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, sem fins lucrativos, actualmente constituída pelos municípios fundadores de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, mas receptiva a integrar outras entidades públicas e privadas que possuam interesse na valorização patrimonial e na promoção turística do património das Linhas de Torres Vedras.

 

RHLT e Erasmus+

Ao promover as sessões de informação sobre o Programa Erasmus+ (2014-2020) para a Educação de Adultos, Juventude e Desporto, a Rota Histórica das Linhas de Torres pretende estabelecer relações de parceria com a sociedade civil, associativa e agentes culturais, dando gratuitamente todo o apoio possível na construção de candidaturas nestas áreas de acção. Os projectos candidatos devem focar a temática das Invasões Francesas e das Linhas de Torres sobre quaisquer abordagens, ou realizarem-se neste território.

A RHLT está disponível para fomentar as sinergias necessárias à criação de oportunidades para projectos inovadores que criem experiências e oportunidades, ligando pessoas através de laços culturais apoiados num conjunto comum de valores, com base na criação de políticas para a promoção do desenvolvimento social e do crescimento económico.

 

Sessões de Informação. O que são?

Tudo o que precisa de saber do novo programa Erasmus+ nas áreas temáticas de Educação de Adultos, Juventude e Desporto.

Três sessões dedicadas a cada um dos temas, distribuídas em três dias (sábados).

Os participantes podem escolher apenas uma das sessões ou, se preferirem, estar presentes em todas.

 

Para quê?

- Desenvolver ideias para futuros projectos e entender melhor algumas oportunidades de financiamento.

- Identificar novas oportunidades para enquadrar as suas ideias de trabalho em parceria com a Associação RHLT.

- Capacitar o movimento associativo para trabalhar em rede, tendo como ponto de referência as Linhas de Torres Vedras.

- Fomentar o debate e a partilha de ideias e experiências entre todos é um dos objectivos operacionais destas acções.

- Conhecer a RHLT – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras e o seu interesse em dotar os possíveis parceiros com as ferramentas adequadas ao sucesso da submissão das melhores propostas.

 

Neste sentido, a RHLT compromete-se a acompanhar o processo de instrução das candidaturas, criando um momento de trabalho conjunto realizado à medida das necessidades da comunidade, auto-sustentável, imprimindo uma dinâmica de reforço continuado de aprendizagens e de criação de redes.

 

Como?

Em cada uma das sessões haverá uma apresentação de cada uma das áreas temáticas do programa ERASMUS+ (Educação de Adultos, Juventude e Desporto). As sessões serão apresentadas pela Agência Nacional Erasmus+.

Em cada sessão serão apresentados os objectivos da RHLT para a temática abordada (Educação de Adultos, Juventude e Desporto).

Cada participante será convidado a aceder a uma plataforma de trabalho online (www.pbworks.com) onde todos os documentos apresentados estarão disponíveis para consulta.

 

Para quem?

O Erasmus+ está aberto à participação de organizações, instituições e organismos que organizam actividades apoiadas pelo programa, estudantes, estagiários, adultos, voluntários, professores, formadores, animadores de juventude, profissionais de educação, juventude e desporto, líderes de organizações juvenis, civis, culturais, ambientais e artísticas e a pessoas que trabalham em organizações de desporto não profissionais.

Para todos quantos acreditam que fazem parte de uma comunidade activa e empenhada, convidamos a estar connosco nestas sessões: Técnicos de ONGD e ONGA, Técnicos Municipais, Técnicos de Instituições Sociais, Técnicos Educativos... E você!

 

Quando e Onde?

Três sessões que vão decorrer nos dias 15, 22 e 29 de Novembro, entre as 9h30 e as 18h00 nos seguintes locais.

Dia 15 - Educação de Adultos - Quinta do Morgado, em Arruda dos Vinhos (+)

Dia 22 - Juventude – Auditório dos Paços do Concelho em Torres Vedras (+)

Dia 29 - Desporto - Auditório Municipal, em Sobral de Monte Agraço (+)

 

Como participar?

A participação é gratuita mediante inscrição em http://www.europedirect-oeste.pt/inscricao e sujeita à capacidade das salas.

 

+ Informações:

Centro de Informação Europe Direct Oeste

Tel.: 262 691 545 | www.europedirect-oeste.pt | email: europedirect.oeste@gmail.com

 

 

 

 

Consulte o programa de cada uma das sessões (+)

 

 

 

 


Publicado em 13/11/14


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot