Outras Notícias

PME EXCELÊNCIA 2014

Estas são as PME EXCELÊNCIA 2014 do concelho de Torres Vedras:

 

A3 - Artes Gráficas, Lda.
Adega Cooperativa de Carvoeira, CRL
C. Y. R. - Comércio Ibérico de Rolamentos, Lda.
Campoeste, S.A.
Extincêndios - Equipamentos de Protecção e Segurança, S.A.
Império de Mário Lúcio Alves - Actividades Hoteleiras, S.A.
J. Guimarães Pinheiro, Lda.
Oculista Central Torreense, Lda.
Restarena, Lda.
Supersilveira - Supermercados, Lda.
Transruelsa - Transportes, Lda.
Ventisec - Equipamentos Agro-Industriais, Unipessoal, Lda.

 

1845 empresas representativas de vários setores de atividade de Norte a Sul do país foram distinguidas a 26 de janeiro, em Santa Maria da Feira, com o estatuto PME Excelência 2014, um selo de reputação criado pelo IAPMEI para discriminar positivamente as empresas que anualmente apresentam os melhores desempenhos económico-financeiros, criando condições de visibilidade acrescida a um segmento empresarial com contributos ativos para a economia e o emprego nacionais.

O universo das PME Excelência 2014 cresceu mais de 67% relativamente aos estatutos atribuídos no ano anterior. Os números não refletem menor exigência na atribuição do galardão, porque os requisitos base da distinção foram mantidos face à edição anterior, mas o que se verificou foi que muitas empresas apresentaram subidas médias muito substanciais nos seus indicadores económico-financeiros, melhorando os seus resultados em praticamente todos os indicadores.

Quando comparados com os últimos dados disponíveis da análise de empresas não financeiras do Banco de Portugal, verifica-se que há um enorme desvio da média apresentada pelas empresas em geral, o que faz com que as PME Excelência funcionem como motor da economia nos seus setores ou regiões.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade muito acima da média nacional e que têm conseguido atuar em contraciclo, aliando um crescimento médio das vendas de 15%, com o aumento das exportações situado nos 16%, 2 vezes e meia acima quando comparado com os resultados da estrutura empresarial nacional.

Com autonomias financeiras médias superiores a 54%, as PME distinguidas registam rendibilidades muito acima da média nacional, com crescimentos que ultrapassam os 40% ao nível dos capitais próprios, das vendas, e do ativo, valores que confirmam o perfil superior destas empresas em termos de desempenho.

Mais de 64% das empresas tem a sua atividade ligada à indústria e comércio, sendo a seguir o turismo e os serviços, com cerca de 12% cada um, os outros setores mais representados no conjunto da amostra das PME Excelência 2014.

Em conjunto as empresas são responsáveis por mais de 69 mil empregos, e estão sobretudo concentradas nos distritos do Porto (19%), Lisboa (17%), Aveiro (13%), Braga (12%) e Leiria (9%).

O Estatuto PME Excelência é atribuído anualmente pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos a operar em Portugal, Banco BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millenniumbcp, Montepio, Novo Banco e Santander Totta, e insere-se num programa de qualificação de empresas lançado pelo IAPMEI, com o objetivo de dar notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME Líder, empresas com perfis de risco superiores, que constituem pelas suas características importantes alavancas de desenvolvimento para a economia e o emprego do país.

A seleção das PME Excelência é feita anualmente a partir do universo das PME Líder, criando um instrumento de visibilidade acrescida para o grupo de empresas que em cada ano se destacam pelos melhores resultados.

 

Informação: www.iapmei.pt

 

 

Publicado em 09/03/15


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot