Outras Notícias

PORTUGAL 2020 – AVISOS DE ABERTURA DE CONCURSO

Foram lançados novos concursos no domínio da COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO.

O Aviso N.º 1 (Inovação Produtiva) abrange todos os Programas Operacionais Regionais e o COMPETE 2020, e tem por objetivo a concessão de apoios financeiros a projetos que contribuam para o aumento do investimento produtivo em atividades inovadoras, promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico nacional. Nestes projetos, é fundamental o efeito gerado sobre as PME. Este Aviso dá particular enfoque à atração de IDE (Investimento Direto Estrangeiro) que traga vantagens e efeitos diretos sobre os fatores de competitividade nacional.

O Aviso N.º 2 (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) abrange o Programa Operacional de Lisboa, o Programa Operacional do Algarve e o COMPETE 2020, e tem por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. São apoiados projetos especiais de I&I desenvolvidos por empresas, alinhados com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente.

O Aviso N.º 3 (Inovação Produtiva) abrange todos os Programas Operacionais Regionais e o COMPETE 2020, e tem por objetivo a concessão de apoios financeiros a projetos que contribuam para o aumento do  investimento empresarial em atividades inovadoras, o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado.

O Aviso N.º 4 (Empreendedorismo Qualificado e Criativo) abrange todos os Programas Operacionais Regionais e o COMPETE 2020, e tem por objetivoconceder apoios financeiros a projetos de Empreendedorismo Qualificado e Criativo que contribuam para a promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas.

Destinados a PME , o concurso “Qualificação PME” (Aviso n.º 05) , visa apoiar projectos individuais das estratégias das PME que concorram para o aumento da sua competitividade , nomeadamente : inovação organizacional e gestão ; tecnologia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC); criação de marcas e design; desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos ; protecção da propriedade industrial; certificação da qualidade ; aquisição de serviços de consultoria .

O concurso “Internacionalização PME” (Aviso n.º 06) apoia financeiramente projetos que visem reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização. São elegíveis projectos individuais de empresas que visem domínios como : o conhecimento de mercados externos; a presença na web, através da economia digital; o desenvolvimento e promoção internacional de marcas; a prospeção e presença em mercados internacionais; o marketing internacional; a introdução de novos métodos de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas; as certificações específicas para os mercados externos.

O concurso “Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (Regime Contratual de Investimento), projectos em co-promoção “(Aviso n.º 07) , visa apoiar os projetos de interesse especial e de interesse estratégico de I&D – Projetos em copromoção inseridos no regime contratual de investimento, realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I, e liderados por uma empresa, enquadrados na tipologia de investimento, investigação e desenvolvimento tecnológico.

O concurso “Investigação & Desenvolvimento Tecnológico / Projectos em co-promoção “(Aviso n.º 08) , apoia financeiramente projectos realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I, e liderados por empresas, compreendendo atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

Aberto concurso para Apresentação de Candidaturas - Sistema de Incentivos "Investigação e Desenvolvimento Tecnológico" (Aviso 09/SI/2015), apoios a projetos de empresas em copromoção com outras empresas ou entidades do Sistema de I&I, alinhados com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3), que assentam em atividades de I&D concluídas com sucesso e visam a validação industrial do conhecimento associado a novas tecnologias suscetíveis de serem aplicadas em produtos, processos e ou sistemas no sentido de demonstrar, perante um público especializado e em situação real, as vantagens económicas e divulgar a nova tecnologia que se pretende difundir.

(Aviso 10/SI/2015). concurso para Apresentação de Candidaturas - Sistema de Incentivos "Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT)", os projetos a apoiar inserem-se na tipologia “Projetos demonstradores” na modalidade individual, de acordo com o disposto na alínea b) do n.º 1 do Artigo 61.º e alínea a) do n.º 1 do Artigo 63.º do RECI.
Aberto concurso para Apresentação de Candidaturas - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (ICDT) e Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) | Internacionalização de I&D – Projetos Individuais, (Aviso 11/SI/2015)

Deverão acompanhar toda a informação disponível no portal COMPETE 2020: http://www.poci-compete2020.pt/

 

 

Relembramos ainda a necessidade de registo no BALCÃO 2020 (+).

 

 

Publicado em 08/05/15


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot