Outras Notícias

PORTUGAL TEM FUTURO! - LIDERAR COM RESPONSABILIDADE

 

A ACEGE em parceria com a CIP, IAPMEI e APIFARMA, desenvolveram o programa “PORTUGAL TEM FUTURO! LIDERAR COM RESPONSABILIDADE”, que teve como principais objectivos potenciar a acção dos líderes empresariais, procurando alterar enraizados padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade das próprias empresas.

Este programa teve o seu desenvolvimento através da realização de 4 encontros em Torres Vedras, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e do CAERO.

 

APRESENTAÇÃO KIT ACONTESER

Boas práticas empresariais, sem custos e de fácil implementação materializadas em torno dos cartões “Fazer AconteSer” e de um site de referência com informação sobre a sua implementação (WWW.VER.PT) . O kit é composto por:  CD  | Biblioteca ACONTESER | Cartões | Questionário | Diploma/Carta de Compromisso

Consulte mais informação (+)

 

COMO RECEBER A HORAS DOS MEUS CLIENTES?

Segundo a Comissão Europeia, os pagamentos em atraso justificam cerca de 25% das falências verificadas na UE . Em Portugal, esta situação é ainda mais grave, com 90% das empresas a sofrerem atrasos nos recebimentos. Esta realidade tem uma enorme influência na vida e no dinamismo da economia, e em particular, no quotidiano das pequenas e médias empresas.

O tema foi debatido com orientação de Albina Nunes, da Intrum Justitia e Sofia Santos, Professora Universitária que alertaram para as consequências desta realidade para as empresas. A maioria das empresas não tem definido qualquer estratégia para fazer face ao incumprimento por parte de clientes. Apresentou-se assim alguns procedimentos concretos, para implementação desde o inicio da venda, e assim diminuir os prazos de recebimentos e minorar o risco do não recebimento, Foram ainda trocados algumas experiências/métodos de trabalho.

 

COMO MOTIVAR COLABORADORES?

Este seminário pretendeu alertar para o principio da atenção à pessoa, não apenas naquilo que ela representa para a empresa, mas também naquilo que ela deseja ser. Foi defendido que esta poderá ser a chave de interpretação de muitas decisões que levam ao sucesso empresarial e à renovação com sucesso de empresas em dificuldades.

Num momento de menor crescimento económico e de contenção de custos, a motivação de colaboradores passa por factores não monetários, passa pela capacidade de potenciar o seu desenvolvimento pessoal e integrar as suas expectativas e ideias no desenvolvimento da empresa. Nunca esquecer que as empresas são as pessoas que as compõem.

Qual o papel dos líderes na motivação dos colaboradores? Quais as melhores boas—práticas para a motivação de colaboradores, sob a orientação de Ana Costa Carvalho e José Manuel Seruya, ambos professores da Universidade Católica.

 

CONCILIAÇÃO DA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL?

Roberto Martinez e Esther Adrade da Fundação Mais Família, foram os oradores desta temática.

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, as famílias são um refugio para um apoio base. Os novos desafios influenciam directamente a estrutura familiar e consequentemente a vida das empresas. Como trabalhar a motivação, a disponibilidade e produtividade dos colaboradores. Quais as melhores medidas a implementar numa organização? Como solucionar problemas entre o conflito família—empresa?

É importante o envolvimento dos colaboradores na vida da empresa, e para isso um envolvimento da empresa, proporcionando uma melhor qualidade na relação trabalho—família. Estas são as empresas familiarmente responsáveis.

 

Publicado em 21/12/11


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot