Outras Notícias

INICIATIVA +EMPRESAS

Enquadrada no Programa +E+I (veja mais informação) a INICIATIVA +EMPRESAS ambiciona um sociedade mais empreendedora que se traduz numa base alargada de empresas inovadoras e com forte componente exportadora.

 

Esta iniciativa agrega as seguintes medidas:

PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO (+)

Bolsa do passaporte do empreendedorismo, para desenvolvimento de um projeto empresarial. Esta bolsa permite incentivar projetos de elevado potencial que ainda se encontrem na fase da ideia.

São destinatários desta medida: jovens até aos 30 anos, licenciados há menos de 3 anos; jovens até aos 30 anos, com licenciatura , mestrado ou doutoramento, e inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses; e jovens até aos 34 anos, detentores de mestrado ou doutoramento.

VALE DE EMPREENDEDORISMO (+)

Vale de 15.000€ para apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação e ao empreendedorismo por parte de PME, para resposta a necessidades especifícas da empresa, no sentido do aumento da sua competitividade.

São destinatários desta medida empresas criadas há menos de um ano que se proponham desenvolver uma atividade por si considerada repetível e escalável.

PROGRAMA DE IGNIÇÃO (+)

Programa de ignição que facilita o acesso de projetos inovadores de base tecnológica a capital semente.

Dirige-se a projetos nos sectores das tecnologias de informação e de comunicação, eletrónica e web; ciências da vida; recursos endógenos, nanotecnologia e materais.

MEDIDA DE APOIO À CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES POR EMPRESAS STARTUPS (+)

Incentivo à contratação por empresas startups, através do reembolso da Taxa Social Única (TSU) até determinados montantes máximos, a fim de aumentar a competitividade das start ups por via da diminuição dos encargos com recursos humanos.

Podem beneficiar deste incentivo empresas criadas há menos de 18 meses e com menos de 20 trabalhadores. O valor do incentivo varia consoante a contratação seja a termo ou sem termo e o trabalhador contratado seja ou não desempregado.

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO (+)

Consiste no apoio a projetos de investimento de criação de empresas e atividades nos primeiros anos de desenvolvimento que sejam dotadas de recursos qualificados ou que desenvolvam atividades em setores com forte dinâmica de crescimento.

É dirigido a empresas com projetos que contribuam para o aumento da qualificação dos recursos humanos , fixando-se um limite mínimo de 10% no caso das micro e pequenas empresas, e de 15% no caso de empresas de média dimensão, para o peso no pós-projeto, dos trabalhadores com nível de qualificação igual ou superior a V.

 

Para mais informação: http://www.ei.gov.pt

.

Publicado em 26/03/13


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot