Outras Notícias

TORRES VEDRAS É O 19º CONCELHO MAIS COTADO A NÍVEL NACIONAL

A conclusão de um estudo de caráter nacional efetuado por uma entidade independente - a Bloom Consulting -, que criou um “Portugal City Brand Ranking”, coloca Torres Vedras em 19º lugar no Ranking, dos 308 Municípios, segundo a sua capacidade para atrair investimento, turismo e habitantes.

Os dados estatísticos foram retirados de fontes oficiais, mais concretamente do Instituto Nacional de Estatística e da Associação Nacional de Municípios Portugueses e ainda do portal Pordata.

 

Este estudo baseou-se na análise de três variáveis:

- NEGÓCIOS (INVESTIMENTO)

- VISTAR (TURISMO)

- VIVER (TALENTO)

 

Para avaliar a robustez de cada dimensão, foram considerados vários cálculos percentuais. Em NEGÓCIOS (INVESTIMENTO), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas, em VISTAR (TURISMO), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira e, em VIVER (TALENTO), foram consideradas não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também o poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional. Estes indicadores permite, compreender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e ainda as oportunidades oferecidas a novos residentes.

 

Da REGIÃO CENTRO, Torres Vedras foi avaliado como o 5.º melhor concelho, sendo apenas superado por concelhos de capitais de distrito, estando inclusivamente melhor posicionado que Castelo Branco.

 

No universo da REGIÃO OESTE é o que tem melhor posição no ranking da Bloom Consulting. Relativamente aos concelhos próximos de Torres Vedras, de referir que Caldas da Rainha ocupa o 26.º lugar, Mafra o 30.º, Óbidos o 63.º, Lourinhã o 103.º, Bombarral o 181.º, Cadaval o 219.º, Arruda dos Vinhos o 230.º e Sobral de Monte Agraço o 263.º.

 

De relevar o 12.º lugar de Torres Vedras em NEGÓCIOS (INVESTIMENTO). Na vertente VIVER (TALENTO) Torres Vedras fica em 17.º lugar. No item VISITAR (TURISMO) a prestação de Torres Vedras não é tão boa ocupando o 42º lugar, mas indicia uma margem de progressão considerável na respetiva área.

 

Poderá consultar toda a informação no seguinte link (+).

 

É com o trabalho de todos é que alcançamos estes resultados!

 

 

Publicado em 17/02/14


um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras
desenvolvido por Slingshot